Você quer aprender a usar maquiagem e não sabe nem por onde começar? Aqui vão algumas dicas pra vocês.

A minha história com maquiagem é a seguinte. Eu sempre me maquiava desde adolescente (acho que uns 12, 13 anos…), mas usava só batom, lápis de olho e rímel no máximo. Sombra só em ocasiões especiais e o resto (base, pó, delineador, blush…) eu nem sabia o que era ou pra que servia. De uns três anos pra cá eu fui me interessando mais por maquiagem e fui aprendendo através de vídeos do youtube, revistas, etc. Daí fui descobrindo como que maquiagem era divertida e como ela podia fazer eu me sentir mais bonita e confiante. Continuo até hoje assistindo vídeos na internet, lendo sobre produtos novos e comprando coisas novas pra experimentar. Virou um hobby divertido e que me faz muito bem!

Mas vamos ao que interessa. Esse post vai mostrar algumas ferramentas que irão ajudar a você a conhecer sobre os produtos e as técnicas de maquiagem e ensinar a se maquiar como uma profissional. Eu vou falar sobre livros que eu li e vídeos que eu gosto de assistir, mas sinta-se à vontade pra procurar coisas diferentes que funcionem melhor pra você.

Guia de Maquiagem da Capricho

Esse guia eu recomendo pra você que não sabe nem o básico sobre maquiagem, que está começando agora. Ele é voltado para o público adolescente, mas tem alguns truques que servem para todas as idades. Pra você que já sabe alguma coisa, mesmo que só o básico do básico, eu não recomendo. Ele custa cerca de R$19,90 nas livrarias.

Maquiagem do Duda Molinos

Se você sabe um pouquinho de maquiagem, você já ouviu falar do maquiador Duda Molinos. O livro dele serve tanto pra quem está começando quanto pra quem já sabe alguma coisa. Ele é um guia que ensina tudo sobre várias técnicas, fala sobre todos os produtos, tipos de pele, formato de rosto. Ele é bem completo, mas é caro: custa cerca de 90 reais nas livrarias.

Looks da Lauren Luke

Pra quem não sabe, a Lauren Luke foi uma das primeiras gurus a postar vídeos de maquiagem no youtube. Agora ela é super famosa e tem até uma linha de maquiagem no seu nome. O livro dela foi lançado no ano passado, se eu não me engano, e é bem legal. Ele dá ideias de looks com passo a passo, tanto para o dia a dia, quanto para ocasiões especiais. Ele dá alguns truques, mas o livro serve mais pra quem procura inspirações. Ele custa R$ 59,90 nas livrarias.

Guia de Maquiagem Estilo

Esse guia foi lançado em 2009 e infelizmente não tem mais pra vender. Ele dava alguns passo a passo de looks e truques sobre produtos. As fotos são gigantes, o que ajuda bastante. Você encontrava ele nas bancas de revista e custava R$ 24,90.

Makeup Masterclass Jemma Kidd

Jemma Kidd é uma maquiadora profissional famosa nos Estados Unidos. Ela fez esse livro falando tudo sobre maquiagem: as técnicas, os cuidados, os produtos, os tipos de pele e vários looks pra você se inspirar. Esse livro é o meu preferido porque ele tem as melhores fotos e, na minha opinião, é o mais completo. A única desvantagem é que ele é todo em inglês. Ele custou uns70 reais numa dessas livrarias grandes que também vendem livros importados.

Além dos livros, você também pode aprender muita coisa em revistas, sites, vídeos do youtube… Hoje em dia a maquiagem se popularizou bastante e cada vez mais aparece gente querendo ensinar o que sabe.

Uma dica minha: você pode montar um caderno com tudo o que você gosta de maquiagem. O meu eu montei fotos de looks que eu gostei, tutoriais de maquiagens interessantes e ideias pra eu me inspirar. Mas você pode colocar tudo o que você quiser e achar que tem mais a ver com você. É uma ótima ideia se você não quer juntar uma pilha de revistas ou livros pra consultar quando precisar.

Agora a dica mais importante de todas: PRATIQUE! Não adianta você ler um bocado de coisa, se não testar em você mesma. Só assim você descobre o que você gosta, o que fica bem e funciona pra você. A prática leva à perfeição.

Espero que este post inspirem vocês a aprenderem e se aperfeçoarem em maquiagem.

Beijos da Alice!

Deixe uma resposta

